Federação Goiana de Futebol de Mesa

Federação Goiana de Futebol de Mesa
Diretoria Técnica da Modalidade 3 toques (regra carioca)

3 de fev. de 2010

Regulamento do Campeonato Goiano de Futebol de Mesa 2010.


FEDERAÇÃO GOIANA DE FUTEBOL DE MESA

VICE-PRESIDÊNCIA DA MODALIDADE 3 TOQUES

DIRETORIA TÉCNICA





III CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL DE MESA

TEMPORADA 2010





REGULAMENTO



1 – NORMAS GERAIS

a. O Campeonato Goiano de Futebol de Mesa 2010, é aberto a todos os técnicos de clubes filiados à Federação Goiana de Futebol de Mesa.

b. O Campeonato Goiano 2010 será disputado entre o período compreendido entre 23 de janeiro e 09 de outubro.

c. Não haverá inscrição definitiva. O técnico poderá se inscrever para qualquer etapa ou desafio, todavia as super-séries e finais serão disputadas apenas pelos técnicos devidamente classificados para tais fases.

d. O Campeonato Goiano de Futebol de Mesa 2010 será disputado em 05 (cinco) fases: quatro super-séries e fase final, definidas e normatizadas neste regulamento, nas datas estipuladas no calendário oficial já publicado.

e. Os jogos serão disputados no tempo regulamentar de 20 x 20.

f. Será obedecida a regra oficial da modalidade 3 toques em vigor. Eventuais alterações na regra oficial no decorrer do campeonato poderão ser observadas, após análise pela Diretoria Técnica acerca do benefício ou prejuízo para o campeonato.

g. Regras com interpretações diversas entre as Federações Estaduais de Futebol de Mesa filiadas à CBFM: a Diretoria Técnica observará os “costumes” e as “interpretações” adotados e praticados pelos técnicos e clubes filiados à FGFM. Novas dúvidas ou interpretações divergentes serão levadas à Diretoria Técnica da CBFM, e após o parecer daquela entidade, a DT/FGFM decidirá acerca do assunto.

h. Prevalecerá o entendimento da DT 3 TOQUES/FGFM acerca de interpretações divergentes e textos obscuros referentes à regra oficial, enquanto não for consolidada a padronização da regra em todo o País.

i. Quaisquer dúvidas em relação às regras deverão ser encaminhadas à DT 3 toques para posterior definição dos procedimentos a serem adotados pelos técnicos e árbitros, os quais serão publicados em boletim no grupo de discussão da FGFM.


2 – SUPER-SÉRIES

a. As Super-Séries definirão os quatros técnicos classificados para a fase final do Campeonato Goiano de Futebol de Mesa 2010, bem como os quatro técnicos que disputarão a Taça de Prata.

b. Serão disputadas 04 (quatro) Super-Séries, e o campeão de cada assegurará vaga na fase final do Campeonato Goiano de Futebol de Mesa 2010.

c. Estarão aptos a competirem nas SUPER-SÉRIES os 06 (seis) melhores técnicos colocados considerando o somatório das pontuações obtidas nos desafios e etapas (torneios tradicionais) respectivos.

d. Serão critérios de desempate para a classificação para as SUPER-SÉRIES: melhor resultado nas etapas respectivas, maior nº de participações somando as etapas e desafios respectivos, confronto direto nas etapas respectivas, colocação no campeonato goiano 2009.

e. Os torneios classificatórios para as SUPER-SÉRIES constam no calendário oficial 2010, e estão assim distribuídos.



• SUPER-SÉRIE 1: Desafios 1, 2, 3 e 4, Copa Tião Costa e Taça José Ricardo.

• SUPER-SÉRIE 2: Desafios 5, 6 e 7, Copa Al-Chaer e Taça X de maio.

• SUPER-SÉRIE 3: Desafios, 8, 9 e 10, Copa 21 de junho e Copa Goiás.

• SUPER-SÉRIE 4: Desafios 11, 12 e 13, Troféu 11 de agosto e Copa da Rainha



f. A pontuação de cada SUPER-SÉRIE (desafios + etapas) é independente, não acumulando com a pontuação da SUPER-SÉRIE ANTERIOR OU DAS SUPER-SÉRIES ANTERIORES para a definição dos seis técnicos classificados. A pontuação acumulada dos desafios e etapas será considerada apenas para a classificação à fase final no caso de um ou dois técnicos ganharem mais de uma SUPER-SÉRIE (e consequentemente surgir vaga ou vagas para a fase final) e para a definição dos classificados para a Taça de prata.

g. As super séries serão disputadas na forma de dois grupos de 3 técnicos (1ª fase), semifinais e final.

h. Os grupos das SUPER-SÉRIES serão dispostos de acordo com a ordem de classificação dos 6 técnicos na fase classificatória (desafios + etapas): GRUPO A: 1º, 4º e 6º, GRUPO B: 2º, 3º e 5º.

i. Será elaborada planilha referente à soma total dos pontos obtidos nos desafios e etapas, que terá caráter meramente classificatório.

j. Não haverá premiação para as SUPER-SÉRIES.


3 – DESAFIOS.

a. Os “desafios” são torneios disponibilizados para os técnicos filiados à FGFM praticarem o futebol de mesa com maior freqüência, buscando assim o treinamento e aprimoramento do jogo de cada um e consequentemente melhora nos resultados em torneios nacionais e regionais, tanto individualmente quanto por equipes.

b. Como forma de incentivo à prática e treinamento da modalidade 3 toques, os “desafios” distribuirão pontos para a classificação às SUPER-SÉRIES.

c. Os “desafios” somente serão realizados se comparecem no local, data e horário definidos, no mínimo 3 técnicos, e, caso negativo, não será mais disputado e tampouco remarcado, exceto se coincidir com torneio nacional ou regional que técnico filiado participará ou problemas com o local dos jogos.

d. A pontuação dos desafios será definida de acordo com a quantidade de técnicos participantes. Ex.: 6 participantes, pontuação 6, 5, 4, 3, 2, 1, sendo que o 1º colocado obtém um ponto de bonificação, ficando a pontuação do seguinte modo: 7, 5, 4, 3, 2, 1.

e. A pontuação mínima, considerando o 1º colocado, será de 5 pontos, e a máxima de 10 pontos, mesmo se o “desafio” contar com mais de oito técnicos.

f. As formas de disputa dos desafios serão as seguintes: 3 técnicos=triangular com arbitragem, 4 técnicos=quadrangular sem arbitragem, 5 técnicos=pentagonal com arbitragem somente se necessário, 6 técnicos=hexagonal sem arbitragem, 7 técnicos=2 grupos sem arbitragem (com exceção das semifinais e da final), 8 técnicos=2 grupos sem arbitragem (com exceção da final), 9 técnicos=3 grupos com arbitragem (com exceção das semifinais e da final), 10 técnicos=2 grupos sem arbitragem (com exceção da final), 11 técnicos=2 grupos sem arbitragem (com exceção da final), 12 técnicos=2 grupos sem arbitragem (com exceção da final).


4 – ETAPAS.

a. Serão consideradas “etapas” do Campeonato Goiano de Futebol de Mesa 2010, os oito torneios “tradicionais” constantes no calendário oficial.

b. A pontuação das etapas seguirá os mesmos critérios dos campeonatos goianos de 2008 e 2009, ou seja (em pontos, do 1º colocado em diante): 20, 16, 14, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.

c. Todos os torneios deverão ser disputados nos dias marcados no calendário, podendo os “donos” ou “patrocinadores” permutarem as datas, comunicando à DT 3 toques.

d. São torneios “tradicionais” oficiais da Federação: Copa Alberto Chaer, Copa da Rainha e Copa Goiás, os quais terão taxa de inscrição para a aquisição da premiação. A premiação dos outros torneios “tradicionais” serão de responsabilidade dos “donos”.


5 – FASE FINAL E TAÇA DE PRATA

a. O campeão Goiano 2010 será definido pelos vencedores das SUPER-SÉRIES.

b. Na hipótese de um ou dois técnicos ganharem mais de uma SUPER-SÉRIE, ou um técnico ganhar as quatro SUPER-SÉRIES, a(s) vaga(s) restante(s) para a fase final será definida conforme a pontuação acumulada nos desafios e etapas, que será controlada através de planilha específica. O(s) técnico(s) que tiver(rem) o maior número de pontos acumulados obterá(ao) a(s) vaga(s).

c. A fase final será disputada da seguinte forma: semifinais em jogos de ida e volta, final em ida e volta e jogo único na decisão do 3º lugar.

d. Os jogos da semifinais do CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL DE MESA 2010 obedecerão a seguinte disposição: 1º x 4º e 2º x 3º e atenderão os seguintes critérios para definição da ordem 1º, 2º, 3º e 4º: maior nº de SUPER-SÉRIES conquistadas, maior nº de etapas conquistadas, maior nº de pontos acumulados nas etapas e desafios, classificação no campeonato goiano de 2009.

e. O 1º e 2º terão a vantagem de dois resultados iguais nas semifinais. Na final e decisão do 3º lugar a vantagem obedecerá o disposto no item d.

f. Nos jogos de “ida e volta” NÃO será observado o critério de “maior nº de gols marcados fora de casa”.

g. A Taça de Prata do Campeonato Goiano de Futebol de Mesa 2010, será disputada pelos 4 (quatro) técnicos com maior pontuação alcançada na somatória dos desafios e etapas, excetuando os técnicos classificados para a fase final do campeonato.

h. A Taça de Prata será disputada da seguinte forma: semifinais em jogos de ida e volta, final em ida e volta e jogo único na decisão do 3º lugar.

i. Os jogos da semifinais da Taça de Prata do CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL DE MESA 2010 obedecerão a seguinte disposição: 1º x 4º e 2º x 3º e atenderão os seguintes critérios para definição da ordem 1º, 2º, 3º e 4º: maior nº de etapas conquistadas, maior nº de pontos acumulados nas etapas e desafios, classificação no campeonato goiano de 2009.

j. O 1º e 2º terão a vantagem de dois resultados iguais nas semifinais. Na final e decisão do 3º lugar a vantagem obedecerá o disposto no item i.

k. Nos jogos de “ida e volta” NÃO será observado o critério de “maior nº de gols marcados fora de casa”.

l. As tabelas da fase final e taça de prata ficará assim disposta:


RODADA - TORNEIO -  FASE -  JOGO

1 -  FINAL C. GOIANO -  SEMIFINAL - 1º X 4º (IDA)

1 - TAÇA DE PRATA - SEMIFINAL - 1º X 4º (IDA)

2 - FINAL C. GOIANO - SEMIFINAL - 2º X 3º (IDA)

2 - TAÇA DE PRATA - SEMIFINAL - 2º X 3º (IDA)

3 - FINAL C. GOIANO - SEMIFINAL - 1º X 4º (VOLTA)

3 - TAÇA DE PRATA - SEMIFINAL - 1º X 4º (VOLTA)

4 - FINAL C. GOIANO - SEMIFINAL - 2º X 3º (VOLTA)

4 - TAÇA DE PRATA - SEMIFINAL - 2º X 3º (VOLTA)

5 - TAÇA DE PRATA -  FINAL - V X V (IDA)

5 - FINAL. C. GOIANO - 3º LUGAR - P X P (JG. ÚN)

5 - FINAL C. GOIANO - FINAL - V X V (IDA)

6 - TAÇA DE PRATA - 3º LUGAR - P X P (JG. ÚN)

6 - TAÇA DE PRATA - FINAL - V X V (VOLTA)

6 - FINAL C. GOIANO - FINAL - V X V (VOLTA)

m. As decisões de terceiro lugar não terão arbitragem.

n. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 15,00 de cada técnico participante da fase final e da taça de prata visando aquisição da premiação que será distribuída aos oito técnicos. O técnico que não pagar a taxa de inscrição não receberá a premiação e ficará sujeito a não participar do restante da temporada de torneios oficiais da FGFM até que seja recolhida a taxa.

o. A confirmação de participação nos torneios deverá ser feita até 72 horas antes do início das competições, sob pena de substituição por outro técnico.


5 – DISPOSIÇÕES FINAIS

a. A Junta Disciplinar do Campeonato Goiano de Futebol de Mesa 2010 fica composta pelos seguintes técnicos: Fábio Marques, Rômulo Jaques, Carlos Eduardo Costa, Joaquim Júnior e Francisco José, que deliberarão acerca de atos de indisciplina e anti-desportivos.

b. A Comissão Técnica e de Regras, sob a presidência do DT 3 toques, será composta além daquele, pelos seguintes técnicos: Fábio Marques, Alberto Chaer, Wagner Sá e Thiago José. A Comissão Técnica e de Regras se manifestará acerca das questões de direito que porventura ocorram durante a realização do torneio, seja em qualquer fase.

c. A Comissão de arbitragem será composta pelo VP e pelo DT 3 toques e terá por finalidade a escalação dos árbitros e alterações, bem como analisará a necessidade de arbitragem de jogos em que não conste inicialmente árbitro escalado.

d. Os casos omissos serão analisados e deliberados pela DT 3 toques.


Goiânia, 02 de janeiro de 2010



Francisco José da Silva Júnior

Diretor Técnico da modalidade 3 toques

Federação Goiana de Futebol de Mesa

Um comentário:

  1. qual é o contato com a federação, sou daqui de caldas novas, e tenho um local ideal para realizarem seus torneios, e deixar toda a familia descontraidas nas piscinas e entreterimentos do hotel. entre em contato eventos@goldendolphin.com.br Murilo Andrade, 64-3454-7513

    ResponderExcluir